O Escotismo é um movimento educacional de jovens, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo seu fundador, Baden Powell.

História do Escotismo

No dia 22 de fevereiro de 1857, nasceu em Londres, capital da Inglaterra o menino Robert Stephenson Smith Baden Powell, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, primeiro, como herói militar e, mais tarde, como o fundador do Movimento Escoteiro.

Baden Powell foi o mais jovem de muitos irmãos e teve uma infância tranquila. Na escola, era muito popular pela sua inteligência, bom humor e qualidades de bom companheiro. Após concluir o curso ginasial, Baden Powell ingressou no exército inglês, tendo sido logo destacado para o Afeganistão. Começava, então, uma vida de grandes aventuras que o levou a combater na áfrica, a organizar regimentos e visitar todos os continentes.

Baden Powell, fundador do Escotismo
Baden Powell, fundador do Escotismo

Graças à sua competência, honestidade e exemplo como líder, Baden Powell fez uma carreira militar brilhante, que culminou com sua atuação durante o cerco de Mafeking, em 1899, na Guerra do Transval.

Mafeking era uma pequena cidade na áfrica do Sul que possuía, entretanto, um enorme valor estratégico, pois se localizava em um entroncamento ferroviário vital para o abastecimento da zona do conflito.

Como havia poucos soldados regulares, Baden Powell treinou todos os cidadãos capazes de empunhar uma arma e, para isso, teve que organizar um grupo de jovens cadetes, com os adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como cozinha, comunicações, primeiros socorros, etc.

Graças a este recurso e à sua habilidade de comandar, foi possível à cidade resistir ao assédio de forças muito superiores, até que chegassem reforços. As atitudes dos jovens cadetes durante este tempo causaram grande impressão em Baden Powell, diante da responsabilidade e presteza com que os jovens realizavam suas tarefas.

Retornando à sua pátria em 1900, foi recebido como herói nacional e já era, então, uma figura muito popular no seu país.

Seu livro "Aids to Scouting" teve um incrível sucesso popular. Ele explicava o programa desenvolvido para o treinamento de seus soldados e foi comprado por pessoas das mais diferentes idades.

Uma tarde, passeando num parque, Baden Powell observou um grupos de rapazes que utilizavam seu livro para orientar suas brincadeiras. Impressionado com o fato e incentivado por amigos que se preocupavam com a situação da juventude inglesa, ele resolveu reescrever o livro, mas adaptando-o à idade e à mentalidade dos rapazes.

Para testar a validade e o interesse do programa que havia criado, Baden Powell realizou uma experiência, organizando e dirigindo um acampamento com vinte meninos, em julho de 1907, na ilha de Browsea, no litoral inglês. Com o sucesso do acampamento, foi publicado, em 1908, o livro "Escotismo para Rapazes", que era vendido em fascículos e fez com que surgissem patrulhas e tropas de escoteiros em vários pontos do país.

Sentindo a necessidade de dispor de mais tempo para se dedicar à juventude por meio do Escotismo, Baden Powell, então general, se afastou do Exército e passou a ocupar-se da orientação e organização do movimento.

O Escotismo não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e, já em 1920, em Londres, reuniram-se num grande acampamento escoteiros de várias nacionalidades. Desde então, o crescimento do Escotismo foi vertiginoso e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo.

Depois de muitos anos de trabalho, inúmeras viagens pelo mundo orientando e incentivando o escotismo, Baden Powell sentiu sua força esmorecer. Retirou-se então para uma pequena casa na planície africana próxima a cidade de Nairobi, onde viveu em companhia de sua esposa Olave Baden Powell os últimos anos de sua vida, falecendo em 8 de janeiro de 1941.

Fundado em 1907, o movimento escoteiro é praticado em 216 países. Hoje, mais de 30 milhões de jovens fazem parte do Movimento Escoteiro Mundial.

A Lei e a Promessa Escoteira

  1. O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que a própria vida.
  2. O Escoteiro é leal.
  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmãos dos demais escoteiros.
  5. O Escoteiro é cortês.
  6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
  7. O Escoteiro é obediente.
  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir os meus deveres para com Deus e à minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira."

Escoteiros do Brasil

Scouts

Grupo Escoteiro Araguaçu - 172º SP
contato@gearaguacu.com.br  -  (11) 3622-8859  -  (11) 99772-6035 (Também via WhatsApp)
Rua Artur Orlando, 834 - Vila Jaguara - São Paulo - SP